quinta-feira, 17 de junho de 2010

Considerações finais

Como conclusão o grupo considera que os problemas da costa portuguesa têm se acarretado cada vez mais, registando uma notória gravidade nos últimos anos.


Apesar de algumas medidas estarem a ser tomadas não se revelam suficientes nem viáveis a um longo prazo. Seria também importante o governo tomar algumas medidas quanto ao turismo que é realizado e a população deveria ser alvo de sensibilização para os riscos que correm ao criarem construções junto da linha de costa. É necessário existir outras medidas mais viáveis e serem aplicadas ao longo da costa.

Ao longo deste trabalho conseguimos ver as potencialidades da natureza e o quanto o Homem fica àquem de toda esta força, à qual o Homem constrói inúmeras medidas e nada a faz deter. Será que algum dia o Homem irá conseguir impedir a natureza?

É uma pergunta que deixamos para cada grupo/pessoa reflectir.


"Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe." (Francis Bacon)


Cuidar do nosso território não cabe só aos outros, mas a cada um de nós!

4 comentários:

  1. Boa tarde.
    A questão é que o Homem não tem que impedir a natureza, tem é que se impedir a si próprio pois, a acção humana é que tem devastado vários aspectos da nossa natureza.
    Tem apenas que existir um equilíbrio entre a natureza e o Homem, promovendo um desenvolvimento sustentável.

    Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho

    ResponderEliminar
  2. O nosso grupo concorda com as vossas considerações finais. Uma vez que o litoral da costa portuguesa tem sofrido algumas alterações devido à acção dos agentes erosivos. Também o turismo praticado na costa litoral faz com que esta se venha a deteriorar, para que isso seja minimizado é importante que o Governo tome medidas de modo a que as construções no litoral não sejam aprovadas. Desta forma, conseguiríamos que os problemas existentes fossem minimizados.
    Quanto ao vosso blog na globalidade pensamos que a organização da estrutura do mesmo foi boa, devido à escolha dos temas ser sequenciada e bem enquadrada.

    Ana Catarina Cardoso, Carina Coelho, Carla Ferreira, Lisandra Medinas e Vânia Ferreira.

    ResponderEliminar
  3. O nosso grupo considera este tema bastante interessante e controverso, pois, mais uma vez, é necessário reflectir sobre o que se torna mais importante e viável. Por um lado temos a qualidade de vida do Homem, mas por outro a protecção da natureza. Assim, é fundamental que se tomem medidas que previnam a erosão da costa e, consequentemente, promover um desenvolvimento sustentável.

    ResponderEliminar
  4. Olá colegas!
    Parabéns pelo conteúdo e pelo aspecto gráfico do blog, muito atractivo!

    Considero que as medidas não têm sido suficientes, porque normalmente não prevenimos, só tentamos arranjar soluções depois do problema estar instalado. Como podemos assistir nas notícias, acontecem frequentemente acidentes devido à erosão da costa!
    Em resposta à pergunta deixada pelo grupo, considero que é difícil controlar aspectos naturais, contudo cabe ao homem criar «defesas» sem prejudicar o ambiente. Pequenas modificações nas estruturas de protecção e uma boa estratégia do ordenamento do território pode ser a solução!!!

    Mónica

    ResponderEliminar